domingo, 11 de março de 2012

A liberdade é a expressão da paixão

'I Want to Break Free' (abra o vídeo para ler o texto), já dizia a letra do grande John Deacon da minha amada banda Queen. 'Eu quero me libertar' e quem não quer?! Apesar de ser tida como uma referência ao mundo gay na visão dos que enxergam de cabresto, esta é uma daquelas verdades insólitas que chegam na mesa do bar na hora de pagar a conta.

É à ela que recorremos como estamos descontentes com o que nos rodeia, a liberdade. É engraçado que temos o malévolo ato de reclamar de tudo o que conseguimos. Sempre nos parece pouco e queremos ir além. Tão egoísta conosco somos, mas isso nos enche a boca de saliva. Queremos algo a mais, e este algo é a liberdade.

Liberdade para produzir, fazer do nosso jeito e, assim, colhermos um resultado lucrativo e criativo que se sobrepõe às expectativas da sociedade, que vivemos atrelados em busca da maior produção. Esta é a lógica utópica do capitalismo. Mas nos inserimos no mundo "real", das máquinas e da produção em massa. Portanto temos de nos adequar ao que os manuais dizem, sem que qualquer apelo mais individual possa surgir sem a batuta dos que se dizem "chefes" e que são tão subservientes quanto aqueles que adormecem no último patamar da pirâmide.

'Queremos nos apaixonar'. Um dos que hábitos que mais prazer me dá é ficar parado olhando a fila do banco, por exemplo. O que está por trás do saldo e do extrato daquelas pessoas que bufam nas escadas, nas calçadas... Já parou pra pensar que tudo que elas querem é ser amadas?! Tão amadas quanto você passou a vida inteira querendo ser. Esse é o capitalismo humano, que nos corrói diante do insucesso. Queremos partilhar nossas vitórias com alguém, e sermos abraçados, e sermos beijados, e fazermos sexo com uma única pessoa o resto da vida. Esta é a lógica das relações humanas, que nem sempre se concretizam. E o gosto marrento da cerveja que esquenta chega até a garganta. 'Queremos tanto nos apaixonar'.

A liberdade é a expressão da paixão. Assim como a aprovação é o resultado do estudo. Assim como a lei é o resultado do apelo e da discussão. Assim como a falta de atos é obtida pelo acúmulo de promessas. 'É estranho, mas é verdade', nadamos na contramão daquilo que realmente nos é importante e foi escrito por nós mesmos no nosso diário da vida. No dia 31 de dezembro, quando o ciclo se fechar, estaremos atentos para encontrar a tão sonhada vida eterna, repleta de paixão e liberdade de expressão. Mas ela não chega, ela nunca chegou e nunca vai chegar. 'I am, I was and I will be.

'Mas a vida continua', não dá tempo pra filosofar e esperar. A solução está na nossa vontade e no nosso foco. Quem segura o giz para traçar o caminho de Capitu é ela mesma. O nosso ainda está intacto e o medo nos assombra. O TOC desfaz o brilho da peça e o pó que escorre do taco nos faz sofrer. O que fazer? Algo há de ser feito. 'Eu tenho que me libertar'. #

Nenhum comentário:

Postar um comentário