terça-feira, 22 de setembro de 2009

Luto!

O luto vai muito além daquele sentimento de tristeza que sentimos quando perdemos alguém que a gente ama. Ele pode se manifestar sob diversas formas e por diversas naturezas. Quando nos separamos de alguém ou da nossa terra querida.

Hoje o Brasil perdeu duas peças importantes da sua cultura televisiva!

Morreu, aos 46 anos, vítima de um câncer, a jovem autora Andrea Maltarolli (foto à esquerda). Dentre seus grandes trabalhos destacamos as primeiras fases de "Malhação" e textos humorísticos para programas de Chico Anysio. Seu último texto assinado, e de grande repercussão, foi a novela "Beleza Pura", que teve como ponta a personagem Rakeli (Ísis Valverde), uma das mais populares das novelas modernas. A leveza e o bom humor do texto de Andrea fez com que o horário das 19h ganhasse novo fôlego depois de alguns tropeços.

Um pouco mais cedo perdemos uma de nossas mais queridas irmãs. Dirce Migliaccio (foto à direita) morreu devido a complicações de uma pneumonia aos 75 anos. Seu humor e carisma fizeram com que interpretasse personagens marcantes da história da TV no Brasil. Foi Dirce quem incorporou (de forma singular) a segunda Emília do seriado Sítio do Picapau Amarelo, baseada no texto de Monteiro Lobato. Ela também esteve presente num dos mais apurados trabalhos televisivos "O Bem Amado" de Dias Gomes, dando vida a uma das Irmãs Cajazeiras. Atualmente ela vivia no "Retiro dos Artistas", no Rio de Janeiro.

Em homenagem a essas damas, o AldeiaCult rememora o último poema de um dos maiores escritores da Língua Portuguesa, Machado de Assis, feito para sua amada Carolina, que esteve ao seu lado durante 35 anos.


A Carolina



Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.



Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda humana lida,
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs um mundo inteiro.



Trago-te flores, - restos arrancados
Da terra que nos viu passar unidos
E ora mortos nos deixa separados.



Que eu, se tenho nos olhos malferidos
Pensamentos de vida formulados,
São pensamentos idos e vividos




Um comentário:

  1. Consegui entrar no seu blog...q é lindo adoro preto...nossa vi esta reportagem sobre a emília nossa eu assistia tbm ela,fara falta das velhas lembranças de infância...bjim meu anjo

    ResponderExcluir