domingo, 20 de setembro de 2009

The VMB goes to...

2009 foi o ano do lançamento de filmes que trataram de paixões brasileiras. Películas tendo como pano de fundo clubes de futebol como Corinthians, Internacional e Flamengo, a volta de "Os Normais", dentre outros. Sendo a música uma instituição de paixão dentro da cultura "tupiniquim", ganharam as telonas documentário específicos sobre esse tema. A vida e obra de alguns artistas tão queridos foram expostas, um grande presente para o público.

Diante dessa nova tendência de abordagem musical o VMB criou uma categoria específica pra essa ala: Melhor Filme ou Documentário Musical.

1. "Coração Vagabundo" (2008) - Dirigido por Fernando Grostein Andrade, que tem entre outros trabalhos o Videoclipe "Estranho Jeito de Amar" da dupla Sandy & Jr. conta a história da turnê "A Foreing Sound" do nosso mestre Caetano Veloso. Dentre as peculiaridades do filme, que mostra o cotidiano do artista está a famosa cena que o baiano aparece pelado... que não deve ser lá grande coisa (sem trocadilhos!). Talvez se tivesse a cena da "Força Estranha" que sugou o cantor em Brasília poderia me levar à locadora.

2. "Dub Echoes" (2009) - Assinado por Bruno Natal fala da evolução do Reggae no Brasil.

3. "Loki" (2009) - Traz à cena um dos mais rebeldes músicos da história da MPB. Conta a trajetória do "mutante" Arnaldo Dias Baptista, exaltando seu talento diferencial e retratando momentos difíceis da sua jornada pessoal.

4. "Simonal, Ninguém Sabe o Duro que eu Dei" (2009) - Se ninguém tivesse pensado nessa história, um dia eu iria filmá-la. Fazer com que a nova geração conheça e a antiga reconheça o talento ímpar do saudoso Wilson Simonal é um bem que se faz à própria cultura brasileira. Um negro, que nas décadas de 1950 e 1960 arrastava multidões e tinha um dos programas de maior audiência na TV. O filme é dirigido por Claudio Manoel, Calvito Leal e Micael Langer.

5. "Titãs, A Vida até Parece uma Festa" (2009) - Que o Titãs é um grupo multimídia todos já sabem. Então para comemorar os 20 anos de carreira, o integrante Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves levaram à todos   momentos inéditos e íntimos dessa trajetória. Uma boa pedida pra relembrar a época do ouro do Rock Nacional.

Comprem a pipoca e façam suas apostas. Pra votar é só ir em http://vmb.mtv.uol.com.br/cat_filmemusicaldoano.html

Um comentário:

  1. É provavél que no próximo ano o filme do Frank Aguiar seja indicado........(KKKK)

    Infelizmente não posso opinar sobre os filmes pois o circuito comercial de cinema não traz essas obras para o Nordeste. Mas parabéns a MTV pelas novidades implantadas na premiação.

    ResponderExcluir