terça-feira, 13 de outubro de 2009

Agora é que são elas!

Quem se admirou com a vitória de uma mulher no Prêmio Nobel de Economia, divulgado hoje (12) em Estocolmo está um tanto fora da sintonia do século XXI. É óbvio que quem vai comandar agora os nossos destinos são as mulheres, e o cenário mundial já aponta isso.

A vencedora Elnor Ostrom foi profética ao dizer que não será a última a receber esse louro. Muito mais que parapsicologia pura, a economista usou sua própria razão. O mundo está dominado pelas mulheres em diversas áreas de atuação e a cultura pop não foge à essa regra.

Por isso o post de hoje é especial. O blog vai eleger as mulheres que comandam o mercado cultural no Brasil e no exterior. Lembrando que esse critério de escolha é pessoal e intransferível (hehe!), portanto se você não concordar com as baboseiras que serão escritas aqui em baixo, fique à vontade e dê seu pitaco.

Cinema


Essa arte sobrevive de grandes talentos. Ícones como Marlon Brandom, Elizabeth Taylor, James Dean, Marilyn Monroe, Meryl Streep e por aí vai, sem dúvidas eternizaram seus nomes no esplendor das glórias de Hollywood. Mas, faz tempo que não vemos um homem tão cobiçado para papéis de destaque, e uma das mais eletrizantes categorias das premiações é a de Melhor Atriz.

Nomes como Kate Winslet, Reese Witherspoon, Penélope Cruz, Natalie Portman poderiam muito bem estampar essa lista. Mas nenhuma delas faturou tanto quanto Angelina Jolie (34). É a atriz mais bem paga da roda, além de estar envolvida até o pescoço com causas humanitárias. Isso é muito chique pra quem se afirma como ícone. Além do mais é bem casada e sempre figura na lista das mais bonitas, das mais elegantes, e por aí vai... Também tem suas polêmicas básicas, mas sabe muito bem lidar com os flashes. Fazendo com que, atrizes do naipe de Megan Fox dêem um dedo pelo seu status.

Na terra de Fernanda Montenegro o posto só podia ficar com Fernanda Torres (43), apesar de fazer a linha "só atriz", não deixa de ser sexy, badalada e talentosa. Passa do drama para a comédia como poucas. Além do mais fala bem a língua de jovens e adultos, tem uma mente aberta e esclarecida. Uma boa audiência em qualquer programa ou festas que vá. Não é à toa que é requisitada por 10 entre 10 promoters para apresentação de eventos.




Moda


Campo que sempre foi dominado pelas mulheres traz uma grande coincidência. Quem manda nesse mercado (e vai mandar ainda por um tempo) é a nossa Gisele Bündchen (29), mesmo "buchuda" ela causa furor extremo em paparazzi do mundo inteiro. A receita de tudo isso é muito trabalho. Vi esses dias na novela do Manoel Carlos a fala de uma personagem que dizia que a Gisele não ignora capa nenhuma de revista. E é essa popularidade e jeito de menina que fazem da moça um dos mais valiosos (em todos os sentidos) produtos de exportação brasileiros. Unânime aqui, na Malásia, na Groenlândia e em Guiné Bissau.




Televisão


Não se fala em outro nome mundo à fora. TV é Oprah Winfrey (55). Tem o maior salário desse setor nos Estados Unidos, além de influenciar o modo de vida de milhões de norte-americanas. Exemplo de mulher que enfrentou a vida e deu a cara à tapa. Inclusive quando foi a Copenhague defender Chicago, um verdadeiro mico. Porém vai ser difícil alguém derrubá-la tão cedo.

Aqui, onde a TV é dominada pelos homens, podemos dizer que quem tem grande destaque nesse campo é a querida Angélica (36), considerada por muitos como a nova Hebe. Adequada a qualquer estilo de programa trouxe desde o berço essa facilidade e fez com que os anos de trabalho lhe rendessem ainda mais conteúdo. Bem casada, sempre é acionada na hora de emplacar um sucesso.

Abrimos espaço para as novelas, que aqui tem considerável influência, e quem vem mandando nessa "birosca" é Juliana Paes (30). Carisma e talento se juntam. Não tem como não se apaixonar pela figura dessa menina. Imagina se você visse o seu contra-cheque.







Editorial


Uma briga pesada nessa categoria. Apesar de também ser dominada por um grande efetivo masculino, a produção editorial se rendeu nos últimos anos a duas rainhas da juventude. Uma delas é Stephenie Meyer, autora da saga "Crepúsculo" que fez uma "ruma" de adolescentes enlouquecerem com histórias de vampiros sarados. Mas, ela ainda deve um pouco a J. K. Rowling (44), ou a mãe de Harry Potter. A mulher mais rica da Grã-Bretanha e que, apesar de discreta, ainda é uma das figuras mais influentes do show bussiness. Fica sempre de olho nos desdobramentos de sua obra. Não se esqueçam, trabalho também é pop.

No Brasil... Terra de Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Cecília Meirelles, Lia Luft... Dá um orgulho né? Mas não pensem que quem vai levar essa contenda é a Bruna Surfistinha. Thalita Rebouças (35), além de linda, é a escritora brasileira mais vendida no país. Com uma linguagem jovem e divertida atraiu milhares de fãs que utilizam sua literatura como um verdadeiro "manual de instruções".




Música

Por fim, é hora de detonar. Talvez em nenhuma outra categoria as mulheres estejam tão bem na fita. Depois de Madonna (que ainda é a mais poderosa de todas) o mercado de música feminina explodiu e para onde olhamos nos deparamos com um novo talento marcando uma geração. Muitos nomes (Lady Gaga, Katy Perry, Rihanna, Miley Cyrus, Ashley Tisdale, Lily Allen, Fergie...) poderiam estar encabeçando essa lista, mas a bola da vez se chama Beyoncé (28). A mulher é um verdadeiro furor! Além de curvas esculturais, tem uma voz potente e talento artístico completo (canta, dança e interpreta). Ao lado de Jay-Z formam um dos mais importantes casais da música americana. Onde estão recolhem todos os flashes. Além de tudo ela é a mais rica entre as jovens celebridades do mundo. Na lista ela está bem à frente de dois brasileiros, Ronaldinho Gaúcho e Gisele Büdchen. Seu lugar aqui é até que indiscutível.

No Brasil, ela se auto-intitula Beyon-A (hehe!). Só pode ser Ivete Sangalo (37). A baiana é uma das únicas artistas que consegue vender material original em grande escala no país, visto seu grande legado de fãs. Sempre na boca do povo, já que como nenhuma outra demonstra ser dessa classe, está entre as personalidades mais queridas do país. Recebendo inclusive carinhos especiais do presidente Lula. Digamos que essa moça é imbatível.







Você concorda com a lista? Se não, deixe seu comentário!

Um comentário:

  1. Democrático o post de hoje. As atletas, especialmente as mulheres do futebol batem um bolão e por muitas vezes se mostram superiores aos homens!

    ResponderExcluir