terça-feira, 6 de outubro de 2009

Biografia revela a "verdadeira face" de Padre Cícero


No final de novembro deve estar chegando às principais livrarias brasileiras a verdadeira história de um dos homens mais célebres do Nordeste: Padre Cícero Romão Batista. Depois de alguns anos de pesquisa em documentos oficiais da Igreja Católica, o biógrafo e jornalista Lira Neto revelará certas peculiaridades sobre a vida desse "santo" que ainda é envolta por muitos mistérios.

Eu, como cearense nato, cresci ouvindo os causos do padre Cícero. Apesar de intocável nessas bandas, muito se fala de suas aventuras ao lado do cangaceiro Lampião e, principalmente, sobre o milagre da beata Maria de Araújo.

Apesar de não ter tido acesso ao livro de Lira Neto, que tem como título "Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão" posso adiantar certos momentos da vida deste homem que nos ajuda a perceber um lado mais obscuro da sua personalidade.

Padre Cícero, muito mais que um bom conselheiro religioso (fator que lhe dava poder, inclusive de interferir na vida alheia), era considerado um genial profeta. Certos momentos se recolhia na sua casa, no alto da Chapada do Araripe, e lá permanecia alguns dias, assim como fez Moisés às vésperas da consagração das tábuas dos dez mandamentos. Saindo da reclusão, Romão Batista trazia consigo previsões apocalípticas a respeito dos caminhos da humanidade. Guerras e destruição abalavam o mundo moderno, que comemorava a chegada do século XX.

Porém, muito mais que iluminação divina, Padre Cícero era o único detentor de um aparelho de rádio na cidade. Ouvindo as notícias a respeito das guerras que massacravam o planeta ele se antecipava perante à população, que só teria essa mesma notícia tempos depois, devido a inacessibilidade aos meios de comunicação.

Outro fato interessante que sempre ouço nos dizeres de alguns "antipáticos" ao "padim" é o fato de que a aliança mantida com o rei do cangaço "Lampião" tinha, acima de qualquer laço de respeito, interesses estratégicos de dominação. Quando o cangaceiro chegava ao Juazeiro do Norte, prontamente era recebido por Padre Cícero, que o ajudava a devastar novas frentes enquanto a sua terra vivia a plena paz.

Sem dúvida, um homem brilhante para a época!

Atualmente rola um processo no vaticano para que seja feita uma reabilitação (uma "rehab" básica hauhauha) do padre por parte da Igreja, visto que ele foi excomungado devido ao suposto milagre não comprovado. Reza os ditos que uma hóstea se transformou em sangue na boca de uma das suas mais fervorosas beatas, Maria de Araújo.

A biografia trará outros tantos acontecimentos sobre a vida desse "rei do sertão". Fatos que poderão dar maior cabimento científico a essas lendas que são contadas de geração em geração.

Com mais de 500 páginas, "Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão" deverá levantar ainda mais polêmicas. Seu autor, Lira Neto, é conhecido por escrever ousadas, que relatam detalhes pessoais da trajetória de grandes personagens da história. Dentre elas, podemos destacar "Maysa, Só numa multidão de amores" (2007) que rendeu uma versão controversa para a televisão e "O inimigo do rei, uma biografia de José de Alencar", consagrada com um prêmio Jabuti em 2007.

3 comentários:

  1. Veja documentário que fiz sobre Padre Cícero, após dois anos de filmagens. Intitulado: PADIM CIÇO, SANTOU OU CORONEL? Se gostar, comente, avalie e divulgue. Pode acessar através do meu blog:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir