domingo, 18 de outubro de 2009

Saramago ironiza passagem bíblica

Todos sabemos que a relação entre o escritor lusitano José Saramago e a religião não é de amizade. Deus passou bem longe do seu discurso quando foi eleito o primeiro literato da língua portuguesa a ser laureado com o Nobel de Literatura.


Em seu novo livro, "Caim", apresentado hoje na cidade de Penafiel, Portugal, usa o mito bíblico homônimo para metaforicamente discutir a verdadeira relação entre o humano e o divino. "Sem a Bíblia, seríamos outras pessoas, seguramente melhores", afirmou.


O autor qualifica seu livro como uma história "terrível e sombria", mas com passagens muito "divertidas". Sendo muito criticado em seu país, de religião católica fortíssima, tenta evitar ainda mais polêmicas afirmando que não inventa nada que escreve, apenas ergue as pedras para que os leitores vejam o que há por baixo delas.


Saramago não trazia temas religiosos em suas obras desde "Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991). Por enquanto o livro pode ser encontrado em português, espanhol e catalão. Já está à venda no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário