sábado, 3 de outubro de 2009

"I have a dream, a song to sing"

Talvez eu nunca pensasse em realizar o dia mais feliz da minha vida. Mas quem tem fé nessa vida sabe bem que certa hora esse momento chega, e quando você menos imagina se torna concreto bem à sua frente.

O que fazer? Como reagir?

Tudo começou no ano de 1992. Eu, ainda com cinco anos não tinha noção alguma a respeito daquilo que definiria minha personalidade. Quais seriam meus gostos, minhas vontades, minhas metas, meus sonhos. Talvez a única imagem que tenha daquela época na memória é uma partida de basquete. Brasil e alguma seleção. Jogo válido pela competição de Basquete de Barcelona 92. Não lembro se os "canarinhos" levaram a partida. Talvez não, já que a campanha brasileira não foi grande coisa.

Porém, aquele instante, aquela imagem com certeza iria me provocar a busca de muitas outras iguais. Como os grandes e verdadeiros amores, o espírito olímpico me arrebatou de certa forma que nunca mais vivi sem ele.

Os grandes momentos, a sagas olímpicas se confundiram com minha própria história de vida em muitos momentos.

Lembro-me da pequena casa do "Vintém", onde brincava de ser repórter em Atlanta 96.Das medalhas da natação, da final do Vôlei de Praia feminino, das dores causadas por uma caxumba surpreendente, da briga contra as cubanas que não vi, do sabor do recém-nascido miojo.

Sydney 2000 era a fase da adolescência, jogos na "madruga", época de eleição, brigava por uma legenda mesmo sem ter título de eleitor, o ouro que não veio, o bronze do revezamento da natação que descobri um dia depois (a primeira medalha do Brasil), muitas festas em Iguatu, a prata do atletismo, a primeira paixão, o refugo de "De Ruet".

O pré-vestibular e Atenas 2004. Fugindo das brigas da minha mãe pela perda de três semanas de aula na véspera do vestibular. Da cerimônia de abertura remontando a Grécia Clássica, do ouro do vôlei masculino, das vitórias na vela, do gel pesado no cabelo (que perdura até hoje), do atentando ao maratonista Wanderlei.

2008 aconteceram as minhas "Olimpíadas Universitárias". Pequim se misturava com o término da faculdade de jornalismo, o estágio no SESC, a formatura e a falta de sono. Mais algumas aulas perdidas, a produção de um super evento sobre cultura alemã. Tudo se tornou bem mais feliz com as medalhas de Cielo, o acesso à internet, as lágrimas das mulheres vencedoras, os võos de Bolt e Phelps. Tudo virou história. Tudo complementou a minha própria história.

E no meio de tudo isso, Jogos de Inverno, Pan Americanos, Jogos Asiáticos, Universiades, Comunidade Britânica, Sul-Americanos. Assuntos que me fechavam numa "espiral do silêncio". Só eu que falava daquilo, só eu me interessava por aquilo.

No fundo do peito, uma angústia:

- Meu Deus, será que nessa vida vou poder ver Jogos Olímpicos no meu amado país?

Nessa sexta, 02 de outubro, às 13h51 Ele se manifestou por meio da voz do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional) Jacques Rogge:

- Rio de Janeiro!


Sim. Deus me disse sim! Chorei como um menino. De joelhos e aos soluços agradecia com os indicadores apontados para cima.

Um momento nem tão interessante para muitos, pode representar uma imensa constelação para milhares. Para mim, uma das mais belas páginas do meu trajeto nessa vida.

Agora temos em nossas mãos essa grande chance. O sonho de meninos Marlos, Josés, Joãos, Sandras, Gabrielas, Yuris, Amandas... que se espalham por este país.

Peço a todos os brasileiros que saibam respeitar essa oportunidade. E que saiam dessa posição recalcada de apenas denegrir a nossa imagem.

Aqui não vai haver nada de "Tiro ao Turista" ou "Assaltos Ornamentais". Aqui veremos muito trabalho e vontade de mostrar ao mundo que poderemos ser os reis dessa terra, por ao menos 15 dias.

Estou aqui, à disposição, de fazer dos jogos olímpicos Rio de Janeiro 2016 os mais importantes da história. Um divisor de águas tanto para a história do esporte e do movimento olímpico como para a construção de um novo país.

Mais do que nunca, É A VEZ DO RIO! É A VEZ DO BRASIL!

3 comentários:

  1. E vamos que vamos Rioooo Gooo

    \o/

    ResponderExcluir
  2. Eu preferia Nordeste2016, mas como deu os cariocas, vamos em frente...

    ResponderExcluir
  3. Vou colocar o link do seu blog lá nos meus blogs ok??

    Olha só a listinha rsrs

    http://heinostress.blogspot.com/ (Meu blog de Humor)

    http://curiosidadesdoplaneta.blogspot.com/ (Curiosidades)

    www.planetadablogueira.com
    (O resumo de tudo!!)

    Beijão, fica com Deus, se cuida!

    ResponderExcluir