quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Brasilidade questionada



Está aberta, desde o último sábado (3), a mostra "Mamõyguara Opá Mamõ Pupé" (em tupi, "estrangeiros em todo lugar) do 31º Panorama da Arte Brasileira, no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo. Esse ano ficou sob responsabilidade de Adriano Pedrosa, que foi ousado em não apresentar NENHUM artista brasileiro.

Caro leitor deve olhar pra este blog com duas pedras na mão e dizer: "Como assim, cara pálida?"

Eu repito com toda presteza. O 31º Panorama de Arte Brasileira não conta com a presença de nenhum artista local. Corrijo, a única "tupiniquim" da mostra é a mineira Tamar Guimarães, que vive há muitos anos em Copenhague e não é muito conhecida por essas bandas. Na foto, por exemplo, temos um dos quadros expostos do artista alemão Franz Ackermann.

A idéia do curador era apresentar artistas estrangeiros que trabalham com a cultura brasileira. Porém tal atitude gerou certo protesto por parte de alguns apreciadores do circuito. Chegaram a escrever junto de uma das obras "Ianques go home". Pena que o autor dessa manifestação errou o alvo e colocou os dizeres ao lado da obra de Tamar, única brasileira da mostra.

Em outras oportunidades foram incluídos temas musicais brasileiros (Bossa Nova e Tropicália) nos auto falantes da exposição, fugindo à temática proposta. Segundo a assessoria do MAM, a trilha foi colocada sem consulta ao curador, que prontamente já pediu sua retirada, visto que algumas instalções emitem certos sons.

Por outro lado, Adriano Pedrosa chegou a indagar se o que estava havendo era algum tipo de sabotagem.

Mesmo com todo esse clima a mostra, que traz 35 artistas segue até o dia 20 de dezembro.

E você? O que acha da atitude do curador Adriano Pedrosa? Você acha que essa temática desvaloriza a arte produzida no país? Ou é uma ferramenta de auto-afirmação da nossa própria cultura, visto que ela serve de referência para artistas de outras partes do mundo?

Deixe seu comentário. Esse espaço é seu!

Um comentário:

  1. Eu concordo com a temática, com o evento em si.
    Se não existem brasileiros gabaritados para estarem na exposição a culpa é de quem??

    É uma pena que tenha apenas uma brasileira (que nem mora no país) representando a exposição...

    Mas enfim, como eu sempre digo, nem tudo faz sentido, tem coisas que são mesmo na contramão. E esta é uma delas.
    Me deu vontade de ir ver a exposição rsrsr =))

    Beijão
    Vanda

    ResponderExcluir